São Sebastião

CAMBURI E CAMBURIZINHO
Home Praias Litoral Norte Ecoturismo e Natureza Hospedagem Gastronomia Esportes
Eventos Passeios, Turismo e Lazer Serviços e Comércio Imóveis e Temporada Informações Úteis

Tudo sobre Camburi:

Camburi

Camburizinho

Pousadas
Hotéis
Chalés e Suítes
Imóveis temporada
Restaurantes
Bares & Baladas
Surf
Sertões

Camburi - Sertão do Camburi, Cacau e Piavu

Voltar
página anterior
Sertões do Piavu e Cacau - Praia de Camburi

Os Sertões do Camburi são um lugar excelente para quem curte trilhas ecológicas e passeios em meio à Mata Atlântica. Camburi oferece os Sertões do Cacau e Piavu. A região dos Sertões possui espécimes exóticas e até raras da flora original da Mata Atlântica, e é cortada por diversos riachos, além de possuir cachoeiras como a da Serpentina, no Sertão do Cacau.

 

 Galeria de Fotos do Sertão do Cacau

 Artesanato em Caxeta

Sertões do Piavu e Cacau - Praia de Camburi

Um dos aspectos culturais mais importantes de Camburi é o artesanato em Caxeta (tabebuia cassinoides), que é uma árvore de pequeno porte que atinge de 3 a 13 m de altura e de 10 a 30 cm diâmetro. Tem madeira leve, macia e de cor clara, 

Sertões do Piavu e Cacau - Praia de Camburi

o  que proporciona fácil manuseio. Foi muito usada no passado para produção de lápis, o que causou grande diminuição de sua ocorrência nas matas. Hoje é bastante utilizada na produção de artesanato, instrumentos musicais, tamancos, e tem grande importância econômica para as comunidades caiçaras.
O manejo sustentável da caxeta não se mostrou rentável para o proprietário de terra. As populações não têm, portanto, incentivo econômico para o manejo da espécie. Por outro lado, para o caxeteiro, que é o artesão e trabalhador braçal, pode ser uma boa fonte de renda, desde que a atividade seja estável ao longo do ano.

As áreas de caxetais vêm sofrendo um processo de desaparecimento por conta de ações antrópicas que refletem a falta de conhecimento dos caxetais pelos homens, que ignoram o conhecimento e a experiência de populações tradicionalmente manejadoras da Caxeta.
O projeto São Sebastião Tem Alma, da organização não-governamental Povos do Brasil (Nupaub) da USP um mapeamento das áreas de caxeta no litoral norte para propor aos órgãos locais a criação de reservas dessas árvores.

Sertões do Piavu e Cacau - Praia de Camburi

O ideal é que cada cidade ou comunidade caiçara tenha uma reserva para manejo sustentável. Seria um incentivo para o artesanato, importante atividade econômica ligada ao turismo.

Em sua visita a Camburi, não deixe de procurar nas lojas de artesanatos as bonitas peças artesanais em caxeta: peixes e aves entalhados e coloridos, brinquedos e outros objetos de decoração.

 
 
 
 
 
 
 
Copyright © 2016/17 - Todos os direitos reservados - Proibida a reprodução sem autorização - Termos de Uso Política de Privacidade

Site desenvolvido e gerenciado por: Naturam Turismo