Ilhabela LITORAL BRASILEIRO
Conheça mais cidades do Litoral do Brasil
Home Praias de Ilhabela Ecoturismo e Natureza Hospedagem Gastronomia Esportes
Eventos Passeios, Turismo e Lazer Serviços e Comércio Imóveis e Temporada Informações Úteis

Praias de Ilhabela
Praia de Castelhanos

Voltar
página anterior

Ilhabela tem belas praias, natureza exuberante e é um dos destinos turísticos mais charmosos do litoral paulista. Mas também tem aventura. E para quem gosta de visitar uma bela praia e também de se aventurar pela Mata Atlântica, a visita à Praia de Castelhanos é imperdível.

Esta praia fica do lado da Ilhabela voltado para o oceano e não é urbanizada, ou seja, mantém o aspecto selvagem das praias desertas. Não há luz elétrica, e a pequena comunidade de pescadores do local leva uma vida agreste. Como estrutura apenas dois pequenos restaurantes à beira mar, onde se pode desfrutar o prazer de uma refeição quase ao ar livre, de frente para o mar.

Para visitar Castelhanos, a melhor opção é seguir a trilha que atravessa a Ilha. Esta trilha tem 22 km de extensão, sendo que na ida enfrentamos 12 Km de subida e 10 Km de descida, ambas bastante íngremes em alguns pontos. Aliás, desaconselhamos o acesso com veículos de passeio. Em tempo seco, com utilitários com boa distância do solo, ainda é possível cruzar esta trilha. Mas com tempo úmido ou chuvoso, somente veículos com tração 4X4 conseguem se dar bem. A Ciaventura faz estes passeios regularmente levando os turistas em veículos apropriados.

Nossa equipe fez este passeio com o patrocínio de uma empresa da cidade, um receptivo especializado em ecoaventuras. Eles nos disponibilizaram um guia e fomos num valente Land Rover para este incrível passeio.

Saímos da Praia do Perequê por volta das 10:30, e em alguns minutos chegamos ao início da trilha. No início a trilha em subida é tranqüila, e em pouco tempo entramos na área do Parque Estadual de Ilhabela, região protegida por leis ambientais e com mata atlântica de extrema exuberância. Nosso guia Fábio conduzia o Land Rover com cuidado, e pelo caminho nos contava sobre curiosidades locais. Comentou conosco o fato de aquela região ser protegida, mas que pessoas inescrupulosas costumavam deixar pelo caminho lixos do tipo latas, restos de embalagens, garrafas plásticas e outros.

É muito importante e prazerosa a visita a locais de natureza intocada, e mais importante ainda é colaborar para a preservação destes paraísos. O respeito pela natureza e pelo delicado equilíbrio ecológico é uma atitude que devemos encorajar sempre, para nós e nossos filhos.

A subida transcorre tranqüila por uns 15 ou 20 minutos, mas aí começamos a percorrer trechos de piso mais irregular. É aí que notamos que percorrer esta trilha não dá mesmo para carros de passeio. O Fábio nos relatou que muita gente tenta e se dá mal, e no caminho passamos por um Corsa, que chegou à praia com a suspensão avariada e que não teria condições de voltar.

O visual é deslumbrante: à nossa volta mata fechada, a trilha cada vez mais esburacada, troncos de árvores caídas pelo caminho, tudo enfim dava a todos a sensação de uma autêntica aventura. Nosso guia parava de vez em quando para o pessoal tirar fotos, lembrança indispensável neste passeio.

Chegando ao alto da trilha, depois de 12 Km, uma parada para ver a praia do alto, longínqua. Os próximos 10 Km seriam de descida, e o guia Fábio nos informou que na volta seriam mais difíceis quando se transformassem em subida.

Mais passeios, mais paradas e finalmente chegamos perto da praia. O Land Rover atravessou ainda um pequeno riacho, profundo o suficiente para parar carros de pequeno porte.

Finalmente, a praia. Linda, paradisíaca. A região tem diversos riachos, e a flora local é impressionante. Estacionamos o Land Rover e partimos para explorar a praia, que tem aproximadamente 2 Km de extensão e areias claras.

A praia toda é excelente para o banho. Do lado esquerdo rolam ondas boas para o Surf, e a desembocadura do riacho cria um local delicioso entre o encontro das águas doces com o mar.

Vimos de tudo pela praia: surfistas pegando boas ondas do lado esquerdo, motoqueiros com suas Cross brincando nas pequenas dunas formadas no final da praia, alguns banhistas deliciando-se nas águas mais calmas do lado direito. Pouca gente, muita natureza.

 

No lado direito da praia uma pequena trilha nos levava a um morro, e subindo por uns 200 metros chegamos a umas pedras donde se tinha excelente visual de toda a praia. Matamos uma curiosidade: alguns dos habitantes locais nos falaram que a praia vista de cima tinha uma formação que lembrava um coração... e foi realmente o que vimos.

E depois de visitar a praia, um bom almoço num dos restaurantes locais, comida trivial e deliciosa. Saborear um peixe à beira-mar em uma praia quase selvagem é um prazer bastante raro, que nós recomendamos a todos.

Voltamos por volta das 4 da tarde. A subida na volta realmente era bastante íngreme, mas nada que o Land Rover não transpusesse com galhardia. A trilha em si leva cerca de 1h e 20 min., tanto na ida como na volta.

Passeio inesquecível com muito prazer e aventura. Não se esqueça de levar roupa de banho, e se possível uma muda de roupa de reserva. É aconselhável iniciar a trilha com calçado, um bom par de tênis, principalmente para subir no mirante. E muito necessário é um bom repelente de insetos, pois a região tem bastantes borrachudos.

 

 Galeria de Fotos da Praia de Castelhanos

 

Mapa de localização

 
 
 
 
 

Sobre Ilhabela

Naturam - Guia de Ilhabela, A Capital da Vela - Litoral Norte SP – Hotéis e Pousadas, hospedagem em geral, Praias com fotos, descrição, estrutura e dicas, Natureza, Ecoturismo e Trilhas no Parque Estadual de Ilhabela, Surf, Náutica - Passeios, Gastronomia, Restaurantes, Bares e Baladas – Guia de Turismo completo.

TOP 10 páginas Ilhabela

1. Praias de Ilhabela
2. Hospedagem
3. Gastronomia
4. Esportes
5. Eventos
6. Passeios, Turismo e Lazer
7. Serviços e Comércio
8. Imóveis e Temporada
9. Informações Úteis
10. Ecoturismo e Natureza

Sites Relacionados

- 
Prefeitura de Ilhabela

- Previsão do Tempo em Ilhabela

- Previsão Oceânica

- Travessia de Balsa 

- Parque Estadual de Ilhabela

 

Guias de Turismo de Praias e Cidades do Litoral do Brasil

SÃO PAULO, LITORAL NORTE
Ubatuba - Caraguatatuba - Ilhabela - São Sebastião - Maresias - Camburi - Juquehy - Boiçucanga

SÃO PAULO, LITORAL SUL
Bertioga - Cananéia - Guarujá - Iguape - Ilha Comprida - Itanhaém - Mongaguá - Peruíbe - Praia Grande - SantosSão Vicente

RIO DE JANEIRO - LITORAL NORTE
Búzios - Cabo Frio - Mangaratiba - Paraty - Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO - LITORAL SUL
Angra dos Reis - Paraty

ESPÍRITO SANTO
Vitória - Guarapari

PARANÁ
Guaraqueçaba - Guaratuba - Ilha do Mel - Matinhos - Morretes

SANTA CATARINA
Camboriú - Florianópolis - Garopaba

RIO GRANDE DO SUL
Torres

 

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados - Proibida a reprodução sem autorização
Termos de Uso Política de Privacidade
Site desenvolvido e gerenciado por: Naturam Turismo
Fale conosco